Travi
Login:
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
XO ser humano vem trabalhando com metais, principalmente ouro e cobre, desde o fim da pré história em processos rudimentares de usinagem. O surgimento da máquina a vapor e posteriormente o uso da eletricidade como força motriz da indústria tiveram grande impacto nesses processos.
Desde a década de 50, com o surgimento das máquinas CNC (Comando Numérico Computadorizado) a usinagem evoluiu consideravelmente, alcançando precisões na faixa de 1 mícron (10-6 m).
Um dos processos de fabricação mais utilizados atualmente é o processo de usinagem, que confere forma específica às peças e se utiliza da energia mecânica como fonte principal de trabalho.
A usinagem compreende o processo de desgaste mecânico que visa dar forma a uma peça, seja ela metálica ou não, esse material chamamos de matéria-prima, cujo nome nas industriais pode ser trocado por matéria bruta, segundo ainda o dicionário Michaelis usinagem significa o ato ou efeito de usinar.
No artigo de hoje iremos esclarecer as principais dúvidas sobre esse assunto.
Continue a leitura:
Chama-se de Usinagem a um processo de fabricação em que partem de uma peça bruta maior do que aquilo que se deseja produzir, da qual é removido material com auxílio de uma ferramenta de corte, produzindo-se cavaco e obtendo-se uma nova peça com as formas e dimensões desejadas.
As ferramentas utilizadas nestes processos são constituídas de material cujo dureza e resistência é muito superior à do material da peça que está sendo usinada. As aparas retiradas pelas ferramentas caracterizam-se por sua forma irregular e são conhecidas como cavaco.
Operações industriais de usinagem conferem a uma peça forma, dimensões, acabamento superficial ou até mesmo a combinação de mais de uma dessas opções.
Materiais que podem ser usinados se dividem em dois grandes grupos: metálicos e não metálicos.
De maneira geral, processos de usinagem são diretamente relacionados com materiais metálicos como ferro, aço e ligas especiais. Tais processos podem ser aplicados a partir de um bloco metálico que ganha forma específica pela própria usinagem. Ou então, o material de partida também pode ser peças fundidas ou forjadas que têm suas formas já definidas e passam então por acabamento através da usinagem.
Alguns produtos presentes em nosso cotidiano como lentes de contato – intra ou extraoculares – e CDs são frutos de processos de usinagem feitos a partir de matéria prima não metálica.
Três processos primários de usinagem — torneamento, furação e fresamento são usados como um meio de remoção.
Existem quatro tipos de fresadoras:
Usinagem é o ato, processo ou efeito de usinar, ou seja, um procedimento que tem o objetivo de dar forma a uma matéria-prima, através de ferramentas ou máquinas. ... Dentro do campo da mecânica, a usinagem também é utilizada como alternativa para reparações e remates de acessórios metálicos ou de outros materiais tais como plástico de engenharia e polímeros.
A usinagem CNC se dá através de uma máquina controlada por comandos numéricos, ou seja, é um processo de fabricação que utiliza computadores para automatizar máquinas e ferramentas em diversas etapas de produção. ... Antes da introdução das máquinas CNC, os dispositivos foram tipicamente definidos e operados manualmente.
Em usinagem com suportes em geral, avanço é a distância percorrida pela porta ferramenta em cada rotação da peça. Em fresamento, avanço é a distância percorrida pela mesa da máquina em uma rotação da fresa dividida pelo número de cortes da ferramenta, isto é indicado em avanço por dente.
Usinagem de acabamento é, tipicamente, o revestimento que um material tem à medida que sai da fábrica onde é processado. A maioria dos metais, tais como alumínio, é polida após a saída do moinho. Isto deixa o material claro e brilhante e remove qualquer resíduo que possa estar presente.
Por definição, a usinagem convencional é um dos processos de fabricação secundários pelo qual o excesso de material é removido por cisalhamento. Isso é feito a partir de uma peça pré-formada na forma de cavacos usando uma ferramenta de corte em forma de cunha.
Torneamento é o processo de usinagem usado para fabricar peças cilíndricas, no qual a ferramenta desenvolve um deslocamento linear, enquanto a peça exerce um movimento rotacional. Normalmente executado por um Torno, o torneamento usina o diâmetro da peça até certa dimensão especificada dando-lhe um suave acabamento.
Existem vários processos de usinagem, entre eles:
Para realizar o torneamento, são necessários três movimentos relativos entra a peça e a ferramenta. ... Além dessas operações, também é possível furar, alargar, recartilhar, roscar com machos e cossinetes, mediante o uso de acessórios próprios para a máquina-ferramenta. O torno mais simples que existe é o torno universal.
O torneamento é a operação por intermédio da qual um sólido indefinido é feito girar ao redor do eixo da máquina operatriz que executa o trabalho de usinagem (o torno) ao mesmo tempo em que uma ferramenta de corte lhe retira material perifericamente, de modo a transformá-lo numa peça bem definida.
O centro torneamento pode ser definido como um torno multitarefa, ou seja, uma máquina ferramenta com rendimento elevado, controlando variados eixos lineares e também circulares. ... Capacidade de realizar todo o sistema de usinagem em somente uma máquina, fazendo com que não seja preciso operações posteriores.
O Centro de Usinagem CNC e Torno CNC são programados em linguagens especificas para a usinagem CNC (Controle Numérico Computadorizado), onde os eixos da máquina operam simultaneamente durante o processo de usinagem, proporcionando movimentos precisos para que as peças usinadas atinjam alto grau de qualidade.
A diferença entre tornos CNC e centros de usinagem. ... Os tornos CNC são realizados em máquinas-ferramentas comuns. Controle numérico. Quando uma máquina-ferramenta é equipada com um sistema CNC, ela se torna uma máquina CNC.
A usinagem é um processo de fabricação que promove a retirada da peça por cisalhamento. Em outras palavras, é uma forma de fabricação utilizada para criar objetos de plástico. A usinagem serve como alternativa para outras formas de processos de produção, incluindo a moldagem e a fundição.
De um modo geral, as principais operações de usinagem podem ser classificadas em:
A usinagem é dividida em dois grupos: Usinagem utilizando ferramentas e com geometria de corte definida:
Conte sempre com a TRAVI PLÁSTICOS para seus projetos. Com mais de 48 anos no mercado, planejamos e executamos de forma totalmente personalizada e estratégica.
Agende uma conversa conosco e comece a tirar seus projetos do papel!
Estrategista de Marketing especializada na área de plásticos industriais.
Informe seu e-mail abaixo para continuar!
X
Olá, deixe seu comentário para Usinagem de Plásticos: Tudo que você precisa saber