EXTRUSÃO: SAIBA COMO FUNCIONA
Entenda como funciona a Extrusão
A extrusão é um método utilizado para a fabricação de chapas, barras, tubos e perfis. Basicamente, seu principal componente é a prensa hidráulica, ou extrusora, que irá forçar a passagem do material pela matriz e controlar o curso e a velocidade de extrusão.
Como é o processo de extrusão
O processo de extrusão consiste em derreter os grânulos da resina termoplástica e em seguida processar esse material, para ser utilizado na produção de produtos contínuos como filmes plástico, tubos, perfis, entre outros. Isso acontece através da fusão da matéria prima colocada na máquina extrusora, uma vez derretido esse material é forçado a passar por uma matriz tomando a forma de um balão.
Os tipos de processamento por extrusão mais utilizados na indústria de transformação são:
- Perfis (32%): na saída do cilindro, o material fundido encontra uma matriz que possui o desenho desejado, dando formato ao produto e em seguida, é calibrado, resfriado, cortado/enrolado. Utilizado na fabricação de canudos, mangueiras, etc.
- Sopro (12%): utilizado na produção de peças ocas, como garrafas e bombonas, onde um parison (pré-forma) é introduzido ao molde, injetando-se gás e forçando-o em direção às paredes do molde, conferindo o seu formato final.
- Filmes (34%): utilizado na fabricação de produtos flexíveis e de espessuras finas, como sacolas plásticas e embalagens.
Processo de funcionamento da extrusora de plástico
O processo de fabricação que acontece numa extrusora de plástico começa com a inserção de resinas termoplásticas no equipamento.
O funil da extrusora é alimentado com o material granulado ou moído, que por causa da gravidade cai sobre uma rosca que o transportará dentro de um cilindro aquecido por resistências elétricas, parte desse calor é provido pelo atrito do próprio material com as paredes do cilindro.
Nessa fase, o material passa por três zonas:
Alimentação;
Compressão;
Dosagem.
Na zona de alimentação a rosca tem sulcos profundos, o intuito é que o material seja aquecido perto de seu ponto de fusão para então ser transportado a próxima zona.
Direcionado para a zona de compressão existe uma diminuição progressiva dos sulcos de rosca, comprimindo o material contra parede do cilindro promovendo sua plastificação.
Já na zona de dosagem os sulcos da rosca são continuamente rasos, para que seja feita uma mistura do material e a manutenção da vazão através da pressão gerada.
No final do processo, o material é forçado contra telas de aço que seguram as impurezas como metal e borracha. Em seguida, passa para a matriz onde irá adquirir a forma de produto final. Dessa fase em diante, a sequência terá rumos diferentes de acordo com o produto a ser fabricado.
É importante estar atento… Além de buscar um equipamento moderno e de qualidade, o custo-benefício e durabilidade deste depende muito da qualidade da resina usada como matéria prima. Na TRAVI PLASTICOS, você conta com especialistas na área para te ajudar a entender melhor como funciona o processo de extrusão dentro do seu projeto.
A TRAVI PLÁSTICOS conta com adequadas extrusoras para a produção da mais completa linha de perfis e semiacabados (barras, tubos e chapas).
A TRAVI PLÁSTICOS tem mais de 50 anos no mercado, planejamos e executamos seus projetos de forma totalmente personalizada e estratégica.
Agende uma conversa conosco e comece a tirar seus projetos do papel!